• Últimas notícias

    Ponte Rio-Niterói – Rio de Janeiro

    A Ponte Presidente Costa e Silva, popularmente conhecida como Ponte Rio-Niterói, está localizada na baía de Guanabara, estado do Rio de Janeiro, no Brasil, e liga o município do Rio de Janeiro ao município de Niterói.


    As obra foi iniciada em janeiro de 1969 e entregue em 4 de março de 1974, com extensão total de 13,29 km, dos quais 8,83 km são sobre a água, e 72 m de altura em seu ponto mais alto. Atualmente é considerada a maior ponte, em concreto protendido, do hemisfério sul.


    Segundo a concessionária Ponte S/A, em fluxos normais, o movimento médio atinge 140 mil veículos/dia. O tráfego da Rio-Niterói tem um acréscimo considerável em vésperas e finais de feriados prolongados, uma vez que ela é o caminho para ir da cidade do Rio de Janeiro para as rodovias que dão acesso às praias da Região dos Lagos.


    Em 2009 foi realizada obra na qual a Ponte passou de 3 para 4 faixas de rolamento em cada sentido. Porém, tal obra é considerada apenas um paliativo, visto que a capacidade de tráfego da Ponte Rio-Niterói encontra-se à beira do esgotamento, havendo congestionamentos em grande parte do dia.

    Localização por satélite

    Exibir mapa ampliado

    2 comentários:

    1. Ah minha cidade natal... Rio de Janeiro!
      Meu avo participou da construção dessa ponte!

      ResponderExcluir
    2. Realmente é uma obra em conjunto com a natureza. Muito linda, além de útil.

      ResponderExcluir